Paginas

sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Aprendendo a fazer dieta

Meus amores,
agora a coisa ficou séria! O combo educação alimentar + atividade física, finalmente entrou na minha vida pra sempre.
É claro que a ajuda do Personal Álvaro Moinhos está sendo determinante para não desistir.
Fazer dieta é um saco! Equilibrar a alimentação também! Mas é preciso! Mais do que um corpo lindo, eu quero qualidade de vida. E mais ainda, o grande trabalho feito por esse profissional é devolver a auto-estima tão determinante em nossas vidas, seja para a carreira profissional, relações inter-pessoais, etc.
E, como sou muitooo legal e modesta (rs), decidi dividir com vocês todos os aprendizados e acontecimentos dessa batalha a favor da saúde.
Lançaremos em breve os vídeos-documentário "Saúde do corpo", onde vou relatar pra vocês tudinho que está sendo feito. Exame físico, exercícios recomendados pra cada etapa, alimentação e dicas dos profissionais envolvidos. Além de conferir periodicamente os avanços e vacilos que podem sincericídio acontecer. Aguardem e confiem!!!!
Mas, antes de começar a dieta, trouxe pra vocês um texto que fala dos equívocos provocados durante essa etapa e que, no final das contas, torna tudo mais difícil e desastroso.
O resultado, quase sempre, é desistência + aumento de peso. Ás vezes a gente engorda até mais do que tinha antes de iniciar o processo.
Caneta e papel na mão que a dica é imperdível.
Para emagrecer de forma saudável é preciso garantir ao corpo a ingestão de todos os nutrientes necessários para seu bom funcionamento, ao mesmo tempo que o consumo de calorias precisa diminuir. Funciona como uma equação matemática: o número total de calorias ingeridas num determinado período de tempo precisa ser menor que o número total de calorias gastas (metabolizadas) para haver emagrecimento. "Ou seja, sentir um pouco de fome antes de ir dormir, nos primeiros dias de regime, não é apenas comum: simplesmente vai acontecer", alerta a nutricionista Alessandra Rocha.
Agora, anote aí os nossos equívocos mais comuns:
1) Passar longos períodos sem comer - Fazer jejum é, definitivamente, uma das piores estratégias para perder peso. Emagrecer de forma saudável tem a ver com perder gordura corporal sem se desidratar ou perder massa magra (músculos). Pular refeições, no entanto, ao invés de ajudar, atrapalha o funcionamento do metabolismo e traz mal estar, irritação, mau hálito e outros problemas. "O ideal é fazer seis refeições ao longo do dia, com intervalos regulares".
2) Só consumir alimentos industrializados light - Produtos industrializados light devem ser consumidos com moderação. Trocar o açúcar convencional pelo adoçante no cafezinho depois do almoço é adequado. No entanto, comer várias fatias de pão light ou várias bolas de sorvete light é sair da dieta. Também se deve ter cuidado com o excesso de refrigerantes light e alguns adoçantes artificiais. " Os níveis elevados de sódio provocam inchaço e o aumento da pressão arterial", alerta a nutricionista.
3) Não consumir a quantidade necessária de água - A boa hidratação é fundamental para saúde e ajuda a emagrecer. "Beber dois copos de água antes das refeições dá uma sensação de estômago cheio e com isso, a pessoa come menos", diz Alessandra.
4) Não ler os rótulos dos alimentos - As listas de ingredientes e tabelas nutricionais dos alimentos industrializados trazem uma consciência maior sobre os ingredientes e composição do alimento a ser consumido. "Ao ler a tabela nutricional, a pessoa deve se concentrar nos nutrientes que devem ser limitados na dieta, como gorduras trans, calorias e sódio", finaliza a médica.
A última dica é minha: não tá feliz com a sua forma física? Quer emagrecer mesmo? Ok! Determinação, força de vontade e atitude são essenciais. Mas o que você mais precisa é de amor próprio! Se ame muito, se aceite, queira seu bem. O resto vem como consequência. :)
E pra quem quiser combinar uma entrevista com o personal que está estouradíssimooooo, clica no cartão e curte a fanpage também! :)
Beijocas
Juliana Grimaldi

Um comentário: