Paginas

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Alimentos que combatem a ressaca

"Já é carnaval cidade...", e, por isso mesmo, o assunto de hoje é combate à ressaca!
Não tem assunto mais condinzente com o momento do que esse, não é verdade?
Muito se ouve falar em evitar a bebedeira e, consequentemente, a temida ressaca. Mas hoje, vamos dar dicas de alguns alimentos que podem ajudar a amenizar o estrago no outro dia e deixar você prontinho pra cair na gandaia novamente.
Apontado como o primeiro alimento que ajuda a combater os efeitos negativos do álcool no organismo, o Alho contém substâncias que regularizam a digestão, aumentam o peristaltismo intestinal e reduzem os gases. As informações são da nutricionista Bianca Oliveira, de Curitiba.

O Gengibre batido com sucos ou na forma de chá combate o mal-estar evitando vômitos e náuseas. E, em estudos recentes, comprovaram que ele também diminui a dor muscular.

A Banana, além de ótima fonte de potássio, possui metade da quantidade diária ideal de vitamina B6, que são capazes de reduzir os sintomas da ressaca.

Como alimento saudável e leve para o dia seguinte, encontramos ai o Atum. Peixinho delicioso e nutritivo que possuem enzimas que evitam as dores de cabeça. Um filé pequeno de atum já faz efeito.
E, pra fechar com chave de ouro, uma deliciosa sopa de Missoshiro ajuda seu fígado a processar o álcool e, depois da bebedeira, repor os nutrientes que você perdeu. A sopa desintoxica e contém vitaminas B6, B12 e E. Também possui enzimas que ajudam a acalmar o estômago.
E para quem também ficou curioso em conhecer a sopa de Missoshiro, aí vai a receita:
1/2 repolho fatiado fininho
1/2 cebola picada
1/2 litro de água
2 colheres de sopa (bem cheia) de massa de missô escura (encontrada facilmente em diversos supermercados e lojinhas de artigos japoneses) – O sabor da massa escura é mais intenso, mas se preferir, pode usar a massa branca.
1/2 tofu (queijo de soja japonês) picado em cubinhos
1 pirex de cebolinha picada
1 envelope de Hondashi (opcional) – que é um tempero à base de peixe Bonito desidratado.

MODO DE FAZER:

Comece refogando o repolho e a cebola em uma panela funda. Depois que eles murcharem um pouco, acrescente todos os demais ingredientes (exceto a cebolinha) e deixe ferver por 5 minutos. Acrescente o Hondashi e a cebolinha e sirva em seguida. Se preferir, acrescente um pouquinho de shoyu (molho de soja) para ressaltar o sabor.

Opção: muitas pessoas preferem trocar o repolho por um macarrão fininho a base de arroz chamado Bifun. Basta seguir os passos da receita e no momento da fervura acrescentar o macarrão.

Gostaram? Nos conte também suas dicas.
Beijocas
Fonte: mdemulher

Postado por Juliana Grimaldi

3 comentários:

  1. Que mara essas dicas, Ju! Conheci seu blog através do de Ju Drummond e adorei! Já estou seguindo pra ficar por dentro de todas as news.

    Super beijos,
    Blog Glam Press
    Twitter Glam Press

    ResponderExcluir
  2. Humm... esta foi uma dica super interessante!!! hahaha!! carnaval aí, né? AMEI, vou divulgar no BF!
    Passa no blog!
    http://babadofashion.blogspot.com/2012/02/meu-look-justica-do-trabalho-em-clima.html

    ResponderExcluir